Apoie o DCM

O Globo confunde piada com notícia e publica “intestino preso” de Bolsonaro como fato

Publicação do perfil oficial do jornal O Globo nas redes sociais exibe a manchete “Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso”, acompanhada de uma foto do ex-presidente em um leito hospitalar – Foto: Reprodução

Nem tudo que sai do Sensacionalista deve ser levado a sério — mas o jornal O Globo aparentemente esqueceu disso ao transformar uma piada sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro em notícia oficial. O erro viralizou nas redes sociais e rendeu ao jornal um dia digno de cão, ops, de memes.

A gafe aconteceu quando uma postagem humorística do Sensacionalista, que integra a editoria de humor do site do O Globo, foi compartilhada nas redes sociais do jornal como se fosse uma informação factual. O título da nota era: “Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso”, uma referência ao problema intestinal enfrentado pelo ex-presidente durante sua internação recente e ao processo em que é investigado por tentativa de golpe de Estado em 2022.

A equipe do jornal demorou para perceber que havia publicado uma piada como se fosse um boletim médico, e acabou soltando um pedido de desculpas seco — diferente do conteúdo que havia escapado sem edição. “Por um erro de edição, O GLOBO não identificou como sendo da coluna de humor Sensacionalista um post sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Pedimos desculpas aos leitores”, disse o comunicado.

Para quem ainda tinha dúvidas, fica a lição: em tempos de polarização, desinformação e digestões difíceis, talvez seja bom checar se a notícia tem cheiro de piada antes de dar descarga no bom senso. Além de virar motivo de chacota, a gafe incomodou os fiéis seguidores do ‘mito’, que esbravejam em posts nas redes.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line