Apoie o DCM

O governo da turma de Bolsonaro: Milícia cria bairro em Irajá e cola selo de contribuinte em casas

Reportagem de Arthur Leal no Globo informa que, aos olhos do poder público, a São Leonardo faz parte de um grupo de ruas que fica na divisa entre Irajá e Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Na prática, no entanto, o conjunto de vias, predominantemente residenciais, forma o Bairro do Sacil , que não está no mapa da cidade: é um território dominado por uma milícia.

De acordo com a publicação, enquanto a polícia investiga o avanço de grupos paramilitares para o subúrbio, depois de terem conquistado grande parte da Zona Oeste, o Sacil chama a atenção porque os muros e portões de suas casas ganharam recentemente um selo, para identificar os moradores que são “ contribuintes ”.

O Sacil, delimitado por várias cancelas que fecham ruas da área, tem guaritas e vigilantes. Nelas, há placas com o aviso “bairro seguro”. É possível constatar que nem todas as residências estão com os adesivos que indicam uma “contribuição” de pelo menos R$ 20 por mês. Os poucos moradores que aceitam falar sobre o assunto demonstram medo. Segundo eles, os homens que cuidam da segurança circulam uniformizados. Nenhum anda ostensivamente armado, completa o Jornal O Globo.