O mistério de 2 séculos resolvido sobre abastecimento de água na Itália

Uma equipe de pesquisadores solucionou um enigma histórico que persistia desde o fim do século XVIII na vila romana de I Casoni, em Montopoli di Sabina, na Itália. A descoberta de um antigo aqueduto e de uma complexa rede de túneis subterrâneos esclareceu, finalmente, como a propriedade era abastecida com água. O uso da tecnologia LiDAR foi decisivo para mapear o sistema e confirmar referências feitas por estudiosos ao longo de mais de 200 anos.
Desde 1790, autores mencionavam a possível existência do aqueduto e da “Fonte Varrone”, mas sua localização exata era desconhecida. A nova identificação permitiu reconstruir o método de abastecimento: túneis escavados a 300 metros da vila captavam água de nascentes para uma cisterna de decantação, que então distribuía o recurso para banhos, fontes e áreas domésticas.
“A identificação deste aqueduto constitui uma oportunidade excepcional para entendermos o abastecimento hidráulico de uma das vilas mais importantes da região da Sabina”, afirmou a arqueóloga Nadia Fagiani, que coordenou o estudo. A análise sugere que o complexo pode ser anterior à romanização, indicando um avançado conhecimento de engenharia dos povos sabinos.
