Apoie o DCM

O novo teste capaz de identificar a doença que Stephen Hawking possuía

Cientista Stephen Hawking teve ELA. Foto: Divulgação

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva sem cura conhecida, mas que pode ter sua progressão retardada com diagnóstico precoce. No entanto, a doença é difícil de ser identificada nos estágios iniciais, e muitos pacientes enfrentam atrasos significativos antes de receberem um diagnóstico correto, com até 68% sendo diagnosticados incorretamente nos primeiros meses.

Pesquisadores do Brain Chemistry Labs, um laboratório sem fins lucrativos de Wyoming (EUA), desenvolveram um teste de sangue rápido para a ELA, com 97% de precisão na identificação da doença a partir de uma única amostra de sangue.

O teste utiliza microRNA, sequências genéticas que ajudam a regular a produção de proteínas no corpo, e tem a capacidade de diagnosticar a ELA em estágios muito precoces. Além disso, ele também auxilia na exclusão de pacientes que não possuem a doença.