O piloto que foi sugado para fora de avião e não morreu

Em 10 de junho de 1990, o voo British Airways 5390 viveu um dos incidentes mais impressionantes da história da aviação. Durante a subida da aeronave, uma das janelas da cabine de comando se soltou, causando a sucção do comandante Tim Lancaster para fora do avião. Suas pernas, no entanto, ficaram presas no interior da aeronave, enquanto seu corpo se chocava violentamente contra a estrutura devido aos ventos a mais de 5 km de altura.
O comissário Nigel Ogden foi crucial para salvar o comandante, segurando-o pelas pernas enquanto se prendia ao assento extra da cabine para não ser sugado também. O copiloto, mantendo a calma, realizou uma manobra de descida para reduzir a altitude para 3.350 metros e diminuir a velocidade, solicitando orientação ao controle de tráfego aéreo.
A situação crítica durou cerca de 35 minutos, até que o copiloto conseguiu pousar com segurança no aeroporto de Southampton. Incrivelmente, o comandante Lancaster sobreviveu, embora tenha sofrido fraturas nos braços e queimaduras causadas pela exposição ao frio intenso.
A investigação concluiu que o acidente foi causado por uma falha grave na manutenção: 84 dos 90 parafusos que seguravam o para-brisa tinham um diâmetro menor do que o adequado, resultando na sua soltura. Apesar do susto e dos ferimentos, o incidente terminou sem vítimas fatais.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line