Apoie o DCM

O prato brasileiro que está em lista dos melhores do mundo

Cortes de picanha. Foto: Divulgação

A picanha brasileira conquistou o 15º lugar na lista dos 100 melhores pratos do TasteAtlas 2025/2026, considerada uma das principais enciclopédias gastronômicas dos EUA. O prato, tradicionalmente brasileiro, foi elogiado por sua “camada generosa de gordura e preparo simples”, destacando-se não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.

A publicação observou que nos EUA, a picanha é conhecida como top sirloin cap ou coulotte steak, embora nem sempre seja fácil de encontrar, já que o corte é geralmente dividido em outras partes.

Além da picanha, o TasteAtlas listou a costela bovina brasileira em 35º lugar e a moqueca baiana em 98º. Entre os outros destaques da lista, pratos como a Pizza Napoletana (Itália) e o Vori-vori (Paraguai) ficaram nas primeiras posições.

Confira o top 15 dos pratos:

1. Vori-vori (Paraguai);
2. Pizza Napoletana (Itália);
3. Tajarin al tartufo bianco d’Alba (Itália);
4. Sate kambing (Indonésia);
5. Oltu cağ kebabı (Turquia);
6. Kontosouvli (Grécia);
7. Arroz tapado (Peru);
8. Komplet lepinja (Sérvia);
9. Quesabirria (México);
10. Pappardelle al cinghiale (Itália);
11. Central Texas-Style Barbecue (Estados Unidos);
12. Bath kulu badhu (Sri Lanka);
13. Seco de cabrito (Peru);
14. Beyran çorbası (Turquia);
15. Picanha (Brasil).