O principal suspeito de vazar conversa entre Lula, Janja e Xi Jinping

A Folha de S.Paulo acusa o ministro da Casa Civil, Rui Costa, de vazar uma conversa entre o presidente Lula, seu homólogo chinês, Xi Jinping, e a primeira-dama Janja da Silva. A colunista Mônica Bergamo atribui a suspeita a integrantes da comitiva que viajou ao país asiático.
O próprio presidente reclamou publicamente do vazamento e disse que “alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”. A fala de Janja teria gerado irritação na comitiva presidencial.
De acordo com a colunista, integrantes da comitiva disseram que Costa tem um desentendimento e um histórico de críticas a Janja. Ele teria sido responsável por vazar, por exemplo, informações sobre a compra de móveis para o Palácio da Alvorada, o que gerou uma repercussão negativa para o governo.
Bergamo ainda diz que integrantes da comitiva descartaram outros possíveis suspeitos por considerar que eles não teriam coragem de desqualificar Janja e vazar o conteúdo de um encontro reservado. Outros relatos vazados à imprensa sugerem que Xi Jinping e a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, teriam ficado incomodados com a fala da primeira-dama e considerado sua postura “desrespeitosa”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line