Apoie o DCM

“O processo constituinte terminou”, diz Boric após derrota da direita no referendo

O Presidente do Chile, Gabriel Boric, dirigiu-se à nação no domingo (17) após a rejeição de mais uma proposta para substituir o atual texto constitucional, herdado do regime de Pinochet, desta vez vinda da extrema-direita.

Em seu pronunciamento no Palácio de La Moneda, Boric enfatizou que durante seu mandato o processo constituinte chegou ao fim. Ele ressaltou a necessidade de acordos políticos amplos em diversas áreas cruciais para o país, considerando as urgências que o Chile enfrenta.

O segundo revés nas urnas a uma modificação da atual Constituição levou Boric a reafirmar que não haverá um novo processo constituinte durante seu governo. Ele expressou que o processo anterior, destinado a trazer esperança, acabou gerando frustração, polarizando e dividindo o país. Com mais de 96% dos votos apurados, 55,76% dos eleitores rejeitaram a proposta conservadora da ultradireita e da direita tradicional.

“O resultado deste plebiscito mais que uma celebração é um forte chamado de atenção”, afirmou. “Não me cabe nenhuma dúvida de que o que demanda a cidadania é uma maior capacidade de diálogo, mas sobre tudo de ação, abandonar as trincheiras e encontrar soluções aos problemas mais apremiantes que enfrentam os chilenos e chilenas”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link