O que deu errado para Hillary Clinton?
Da BBC:
Esta eleição, sem dúvida a mais extraordinária da história americana, externou a revolta contra a classe política no poder.
E poucas pessoas personificam a classe política americana mais que Hillary Clinton. Para milhões de indignados, ela se tornou a face da falência da política dos Estados Unidos.
Donald Trump conseguiu persuadir eleitores em suficientes Estados com a promessa de consertar o país. O bilionário se apresentou como o “não político” definitivo contra a política definitiva. Ele era o candidato de protesto. Ela representava o status quo.
Hillary constantemente afirmou ser a candidata mais qualificada. Citou constantemente seu currículo: sua experiência como primeira-dama, como senadora por Nova York e como secretária de Estado.
Mas nesta complexa eleição, que foi repleta de raiva e descontentamento, muitos dos que apoiaram Trump viram experiência e qualificações como aspectos muito negativos.
Assim, muitas das pessoas com quem falei durante a campanha – especialmente nas cidades do chamado “cinturão da ferrugem” (região que engloba áreas no nordeste e no centro dos Estados Unidos, frequentemente relacionadas ao declínio industrial) – queriam um empresário na Casa Branca, em vez de um político de carreira.
O ódio deles em relação a Washington era palpável. E, da mesma forma, odiavam a candidata democrata.
(…)