Apoie o DCM

O que é DADT? Conheça o acordo entre casais que permite traição sem culpa

Saiba mais sobre a dinâmica do relacionamento DADT. Foto: Divulgação

A sigla DADT, que significa Don’t Ask, Don’t Tell (“não pergunte, não conte”), define um tipo de relação consensual não monogâmica em que os parceiros têm liberdade para se envolver com outras pessoas, desde que não compartilhem detalhes dessas experiências entre si.

A definição, popularizada pelo Urban Dictionary, contrasta com outras formas de não monogamia por excluir completamente o diálogo sobre esses vínculos paralelos, em nome da preservação emocional do casal principal. Ao contrário do que se pensa, esse tipo de acordo não é exclusivo de casais jovens ou experimentais.

Segundo relatório do aplicativo de encontros Gleeden, 52% dos argentinos já vivenciaram relações fora da monogamia, incluindo infidelidades e relacionamentos abertos. A pesquisa mostra que até mesmo pessoas com mais de 50 anos têm desafiado o modelo tradicional de compromisso, indicando uma mudança geracional na forma de encarar vínculos afetivos.

Para a sexóloga Sandra López, a busca por novos formatos de relacionamento responde a uma quebra de padrões herdados de gerações anteriores. “O vínculo monogâmico e o casamento perderam a obrigatoriedade”, afirma. Ela observa que, embora essas dinâmicas sempre tenham existido, só agora estão sendo debatidas com mais naturalidade e menos julgamento, impulsionadas por uma sociedade mais aberta e conectada digitalmente.