Apoie o DCM

O que é “downgrade”, motivo de confusão entre Ingrid Guimarães e American Airlines

A atriz Ingrid Guimarães. Foto: Divulgação

A atriz Ingrid Guimarães sofreu um “downgrade” em um voo da American Airlines no último fim de semana e pode enfrentar a companhia aérea na Justiça. A prática consiste em “rebaixar” um passageiro a um assento inferior ao que foi pago por ele.

Segundo o advogado Rodrigo Alvim, especialista em direito do consumidor, a atriz tem “enormes chances” de vencer uma ação por danos morais contra a empresa. A prática está dentro da lei, a forma em que foi aplicada contra Ingrid pode configurar abuso. Ela estava na classe Econômica Premium e foi obrigada a trocar de assento para a Econômica para realocar um passageiro da Executiva que estava com o assento quebrado. O próprio passageiro da Executiva deveria ir para a Econômica, segundo o advogado.

“Caso ele se recusasse a viajar na Econômica ou fosse um passageiro obeso, a companhia seria obrigada a colocá-lo no próximo voo e custear hotel, transporte e alimentação”, afirmou ao blog F5 da Folha de S.Paulo. Ele ainda afirma que o caso de Ingrid é “absurdo” e que “realocar outra pessoa para poder realocar o primeiro passageiro é algo que não existe”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line