O que é erisipela, doença de Bolsonaro? Pode matar? Entenda

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado em Manaus desde sábado (4) para tratar um caso de erisipela, uma infecção cutânea que já o levou a ser hospitalizado em 2022.
Ele foi transferido para São Paulo na segunda-feira (6) em uma UTI aérea, acompanhado de médicos intensivistas, para dar continuidade ao tratamento em um hospital particular.
A erisipela é uma infecção na pele causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes do grupo A ou Haemophilus influenzae tipo B. Elas penetram no organismo por meio de picadas de insetos ou pequenos ferimentos, atacando a região afetada.
O tratamento é realizado com antibióticos por via oral. Em casos leves, a melhora pode ser observada em dois dias. Nos casos mais resistentes, é necessário ajustar a medicação até encontrar uma forma eficaz de combater a infecção.
Sem tratamento, a doença pode evoluir para um quadro de erisipela bolhosa, que atinge camadas mais profundas da pele e destrói gordura e músculos. A progressão pode causar amputações ou sepse, que oferecem risco de morte.