O que é histerectomia, cirurgia feita pela “influencer dos concursos”, Carla Gabola

Nesta segunda-feira (22), morreu a influenciadora digital Carla Gabola, por complicações de uma cirurgia de histerectomia que teria sido realizada para tratar endometriose. O procedimento ginecológico consiste na remoção do útero e pode ser feito por via laparoscópica, por via abdominal ou por via vaginal.
A influencer dos concursos, como era conhecida nas redes sociais, foi operada em junho, mas teve que se submeter a duas outras cirurgias porque seu quadro se complicou. “Fui submetida a uma nova cirurgia para refazimento do Ureter, recolocação do duplo J, desbridamento das escaras e a procura de novos focos da endometriose”, informou ela no dia 14 do mês passado. Depois disso, ela fez uma nova intervenção porque sua urina estava vazando dentro do abdômen.
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a endometriose, doença que acometia Carla Gabola, “é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar”.