O que é uma “Karen”, expressão usada por brasileira hostilizada em NY

A influenciadora Marcela Montellato foi hostilizada por uma norte-americana durante sua viagem a Nova York, nos Estados Unidos. O episódio, que viralizou nas redes sociais, ocorreu enquanto a brasileira aguardava em uma área exclusiva reservada para convidados da pré-estreia do filme “Assim que Acaba”.
Marcela gravava um vídeo para compartilhar sua experiência quando foi interrompida pela mulher que, de forma agressiva, falou para a jovem parar de “gritar em seu ouvido”. “Você não está agindo como uma pessoa normal. (…) Você é de outro país? (…) Volte para o seu país”, disparou a norte-americana.
Ao compartilhar o episódio, Marcela escreveu que foi atacada por uma “Karen”. A expressão se popularizou nos últimos anos nos Estados Unidos, sendo usada como um meme para se referir a mulheres brancas privilegiadas. O estereótipo é de uma mulher de classe média com comportamentos racistas e controversos.
A origem do meme é incerta. As “Karens” também são descritas como aquelas pessoas que gostam de fazer reclamações ou chamar a polícia por coisas pequenas.
Veja o vídeo:
?VEJA: Marcela Montellato, influenciadora e roteirista, foi atacada por uma americana enquanto gravava um vídeo na pré-estreia do novo filme de Blake Lively em Nova York.
O incidente viralizou, acumulando mais de 5,6 milhões de visualizações, e gerou debates sobre xenofobia. pic.twitter.com/UZI0IUGygr
— Treta News (@TretaNewsBR) August 16, 2024