O que muda com a NR-1, regra sobre saúde mental de trabalhadores

A nova atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entrou em vigor nesta terça(26), amplia a responsabilidade das empresas sobre fatores que podem levar ao adoecimento mental dos trabalhadores. A norma obriga os empregadores a identificar, prevenir e gerenciar situações como metas abusivas, jornadas exaustivas, assédio moral e falhas na organização do trabalho.
Com isso, a saúde mental deixa de ser tratada apenas como responsabilidade individual e passa a ser ligada ao ambiente laboral. Segundo especialistas ouvidos pelo g1, a mudança tem como objetivo reduzir afastamentos por transtornos mentais, que atingem milhares de profissionais em diversas categorias.
Entre os mais afetados estão vendedores, faxineiros, auxiliares de escritório, técnicos de enfermagem, motoristas e vigilantes, todos expostos a pressão por metas, jornadas extensas e riscos físicos ou emocionais. A expectativa é que a prevenção de fatores psicossociais reduza esses números.
A atualização também fortalece mecanismos de escuta dos trabalhadores, incentiva sua participação na definição de metas e amplia a fiscalização sobre empresas com altos índices de afastamentos por transtornos mentais. Além de possibilitar a denúncia de condições abusivas, a norma permite que empresas sejam cobradas preventivamente, mesmo antes de ocorrer afastamento de funcionários.
