Apoie o DCM

O que você não deve fazer na hora de urinar, segundo especialistas

Homem usando mictório. Foto: reprodução

Um vídeo da fisioterapeuta Sara Reardon sobre os riscos do “xixi forçado” viralizou nas redes sociais, alcançando 46 milhões de visualizações. No conteúdo, ela explica que fazer força para urinar pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico, levando a incontinência urinária e outros problemas na bexiga.

O alerta chamou atenção para outros hábitos comuns, porém prejudiciais, como ir ao banheiro “por precaução”, segurar o xixi por muito tempo e urinar no chuveiro. “Seja agachando, em pé ou sentado – se for necessário fazer força para urinar, isso não é saudável”, afirmou a Dra. Ekene Enemchukwu, urologista da Universidade Stanford.

Segundo especialistas, esses maus hábitos podem causar, com o tempo, urgência para urinar, escapes involuntários e até prolapso dos órgãos pélvicos, quando a bexiga, útero ou reto se deslocam de sua posição normal. Estudos mostram que cerca de 13 milhões de pessoas nos EUA sofrem com incontinência urinária, sendo mais comum em mulheres após a menopausa.

Os músculos do assoalho pélvico funcionam como uma rede de sustentação para órgãos como útero, bexiga e intestino. “Eles precisam relaxar durante a micção”, explicou Ekene. O processo deve ocorrer naturalmente: a bexiga enche, envia um sinal ao cérebro e, quando é hora de urinar, os músculos se relaxam enquanto a bexiga se contrai para esvaziar. Interromper esse fluxo ou forçar a saída da urina pode confundir esses sinais naturais.