O “superalimento” nutritivo e repleto de benefícios para a saúde

A semente de abóbora, parte comestível encontrada dentro do legume, é um alimento versátil e repleto de benefícios para a saúde. Presente em variedades como moranga, japonesa e de pescoço, ela pode ser consumida crua ou torrada, com ou sem casca, as sem casca, chamadas pepitas, são mais suaves e fáceis de digerir.
Segundo Bianca Gonçales de Oliveira, nutricionista da CliNutri, “as sementes de abóbora são ricas em proteínas, fibras, ferro, magnésio, zinco e antioxidantes”. Entre os principais benefícios destacados pela especialista estão propriedades anti-inflamatórias, contribuição para a saúde da próstata, melhora na qualidade do sono e apoio à saúde cardiovascular e digestiva.
“Embora ofereça esses benefícios, é importante lembrar que a semente de abóbora é um alimento e não pode ser usada como remédio”, ressalta Bianca. Para aproveitar seus nutrientes, o ideal é incorporá-la a uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. A forma de consumo também faz diferença.
“Para preservar os benefícios nutricionais, prefira as sementes cruas ou levemente torradas, sem excesso de sal ou óleos”, recomenda a nutricionista. Com cerca de 30g de proteína por 100g, elas são uma ótima opção para complementar dietas, especialmente as baseadas em plantas. A porção diária ideal é de aproximadamente 30g (um punhado), quantidade que fornece nutrientes sem exagerar nas calorias.