O VÍDEO de IA chinesa que causou revolta em Hollywood

A associação dos grandes estúdios de Hollywood acusou o serviço chinês Seedance, criado pela ByteDance (também dona do TikTok), de realizar uma “infração em larga escala” dos direitos autorais nos Estados Unidos. A denúncia surgiu após a divulgação de um clipe gerado por inteligência artificial (IA) que mostrava uma luta fictícia entre Tom Cruise e Brad Pitt.
A produção, criada pelo novo software Seedance 2.0, viralizou nas redes sociais, gerando preocupação entre as grandes empresas de entretenimento. O clipe incluía cenas hiper-realistas de super-heróis e personagens de jogos eletrônicos. Charles H. Rivkin, presidente da Motion Picture Association, responsável pelos interesses de estúdios como Disney, Universal e Warner, detonou a empresa por utilizar material protegido sem a devida autorização.
O Seedance 2.0, que foi lançado em uma versão de teste limitada na China, permite a criação de vídeos hiper-realistas que têm circulado amplamente nas redes sociais.
A acusação dos estúdios de Hollywood aponta que, ao lançar o serviço sem mecanismos adequados de proteção contra falsificações, a ByteDance está desrespeitando os direitos autorais, que são fundamentais para a indústria do entretenimento e para os empregos nos Estados Unidos.
Tom Cruise v Brad Pitt created using Seedance 2.0. The character consistency, accuracy and details are too real.
Hollywood is cooked 🔥 pic.twitter.com/gGdct5HxQO
— Rayan A Cader (@rayanabdulcader) February 11, 2026
