OAB apresenta pedido de impeachment de Temer no começo da semana
Do Valor:
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentará à Câmara dos Deputados no começo desta semana pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB).
O Conselho Federal da OAB se reuniu no sábado e decidiu apoiar o impeachment de Temer por 25 votos a 1, tendo ainda uma ausência entre as 27 bancadas votantes.
“Vamos pedir o impeachment de mais um presidente da República. Tenho honra e orgulho de ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão”, disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, no início da madrugada deste domingo.
Lamachia já havia afirmado anes que Temer não possuía mais condições de governabilidade e lamentado o momento político atual do país.
A comissão especial constituída pela OAB para analisar se houve crime de responsabilidade cometido por Temer concluiu que há indícios suficientes para a abertura de processo de impeachment pela Câmara dos Deputados. No entendimento dos conselheiros, Temer teria falhado ao não informar às autoridades competentes a admissão de crime por Joesley Batista e faltado com o decoro exigido pelo cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda e prometido agir em favor de interesses particulares.
Em manifestações pública sobre as acusações, Temer afirmou que não renunciará ao cargo e buscou desqualificar o empresário.
A defesa do presidente chegou a se manifestar durante a reunião do Conselho Federal da OAB no sábado, solicitando mais prazo para manifestação de defesa técnica antes que a entidade avaliasse seu posicionamento.
(…)
