OAB entra com representação contra Leo Lins por piadas ofensivas
Após piadas ofensivas com uma criança com hidrocefalia feitas pelo humorista Leo Lins, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Ceará (OAB-CE) instaurou, na última quinta-feira (07), uma representação no Ministério Público do Ceará (MPCE) contra o humorista que fazia parte do programa “The Noite com Danilo Gentili” do SBT
Foi solicitado por meio de um oficio feito pela OAB que o órgão tome providências em relação ao vídeo. A repercussão negativa do vídeo e do ato levou à demissão de Lins do SBT.
“A reiterada falta de sensibilidade e respeito demonstrado pelo artista reafirma que, na busca por momentos de destaque e aplausos, o ser humano pode ser frio e maldoso”, afirmou a OAB.
O documento foi assinado pelo presidente da entidade, Erinaldo Dantas, pela vice-presidente Christiane Leitão e pelo presidente da Comissão de Direito de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD), Emerson Damasceno.
“O referido humorista tem se notabilizado por ‘piadas’ de cunho depreciativo, às quais se fazem necessárias as apurações a fim de que seja verificada a existência ou não de ilícito penal”, comentou.
Para Emerson Damasceno, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do órgão. a liberdade de expressão não pode ser motivo para piadas como de Leo passem em branco.
“Ressaltamos que apoiamos a liberdade de expressão, mas que fatos dessa natureza não podem ficar imunes à lei. A inércia das instituições ante algo tão reprovável não é o que se espera em um estado democrático de direito”, disse Emerson.
O vídeo repudiado também pela Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidade nacional referência na causa.
“A AACD repudia veemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado nas redes sociais do comediante”, escreveu a entidade.
“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problema’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, complementou.