Apoie o DCM

Obra de Witzel: número de PMs feridos sobe 46% no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, apresenta fuzis e munição apreendidos em paiol do tráfico de drogas, resultado de operação conjunta das polícias Civil e Militar no Complexo da Maré – Fernando Frazão – 19.jul.19/Agência Brasil

De Rafael Soares no Jornal Extra.

O número de policiais militares feridos em serviço explodiu em 2019. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da PM, obtidos pelo EXTRA via Lei de Acesso à Informação, revelam que, de janeiro a outubro, 339 agentes sofreram algum tipo de lesão durante seus turnos de trabalho — uma média de um policial ferido a cada 21 horas.

O número de PMs vitimados em 2019 equivale ao efetivo de um batalhão de pequeno porte, como o 17º BPM (Ilha do Governador). Do total de 339 agentes feridos, 21, ou 6%, morreram. Todos os demais ficaram momentaneamente afastados do trabalho policial. Vários seguem de licença até hoje.

A quantidade de policiais feridos em 2019 é 46% maior do que a registrada no mesmo período do ano anterior, quando 232 casos foram contabilizados pela corporação e pelo ISP. Entretanto, a proporção de vítimas fatais entre os feridos foi maior de janeiro a outubro de 2018: 26 agentes, ou 11%, morreram. De março a dezembro de 2018, a segurança do Rio esteve sob intervenção federal.

(…)