Omar Aziz limita acesso a documentos sigilosos da CPI da Covid

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente da CPI, Omar Aziz decidiu limitar o acesso a documentos sigilosos da CPI do genocídio. A ação foi para atender determinação do ministro do STF Ricardo Lewandowski.
Aziz disse que o acesso será dado ao senador autor do requerimento que originou a documentação. A informação é do G1.
O objetivo é evitar o vazamento de informações sob sigilo. “Não queremos que a CPI deixe de investigar, mas não há hipótese de deixarmos de seguir as regras constitucionais” , disse Aziz.
De acordo com comunicado da presidência da CPI, senadores poderão ter acesso somente aos documentos resultantes de requerimentos de própria autoria.
Para acesso a documentos referentes a requerimentos de outros senadores, terão de fazer pedido fundamentado, a ser analisado pela secretaria da CPI.
Leia também
1- Após pedido de impeachment de Bolsonaro contra Moraes, André Mendonça vira piada na web
2- Ex-ministros da Justiça e da Defesa pedem a Pacheco que rejeite pedido de impeachment contra Moraes
Notícia-crime ao STF contra Bolsonaro
A CPI da Covid avalia enviar uma notícia-crime contra Bolsonaro direto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Aziz afirmou que a sugestão surgiu de um parlamentar.
“Um senador nos sugeriu que façamos uma notícia-crime direto no STF. Renan já tem muita coisa, temos que falar com especialistas para saber qual é a tipificação de cada crime e como deve ser usado. Não sou eu quem tenho que dizer que ele [Bolsonaro] pode responder por charlatanismo. Não tenho capacidade técnica para isso, não sou advogado”.