Omegle, site de conversas com estranhos, chega ao fim após 14 anos

O popular site de bate-papo anônimo por vídeo, Omegle, encerrou suas atividades, nesta quinta-feira (9), conforme comunicado publicado por Leif K-Brooks, seu fundador. A plataforma, que esteve em operação por 14 anos, desde 2009, conectava usuários aleatoriamente a estranhos de diferentes partes do mundo para videoconferências.
Brooks, ao anunciar o encerramento, expressou sua visão inicial para a plataforma: “Eu lancei o Omegle quando eu tinha 18 anos, e eu ainda moro com meus pais. O site deveria representar as coisas que eu amo na internet, enquanto introduzia uma forma de espontaneidade social que eu sentia que não existia em nenhum outro lugar. Se a internet é a manifestação de uma ‘aldeia global’, o Omegle deveria ser uma forma de caminhar pela rua nessa vila, gerando conversas com as pessoas pelo caminho”.
Ao longo de sua existência, o Omegle esteve sob intensa investigação de autoridades devido à preocupação de que poderia facilitar o abuso sexual. Segundo a BBC News, a plataforma foi citada em mais de 50 processos contra pedófilos nos últimos anos.