Apoie o DCM

Onda de calor em nível de “grande perigo” atinge mais de 1,2 mil cidades no Brasil

Onda de calor de grande perigo. Imagem: reprodução

Uma onda de calor classificada como de “grande perigo” pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atinge mais de 1,2 mil municípios em três regiões do Brasil. Cidades de oito estados estão sob alerta vermelho desde a última terça-feira (23), com validade até as 18h do dia 29 de dezembro. O fenômeno é caracterizado quando as temperaturas ficam ao menos 5 °C acima da média por cinco dias ou mais.

O alerta inclui Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. No Paraná, a área afetada abrange o norte do estado, incluindo Londrina e Curitiba. Em Minas Gerais, o sul do estado está no radar, com cidades como Uberaba, Varginha e Juiz de Fora. Também estão sob risco o leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas, e o sul do Espírito Santo, na região de Cachoeiro de Itapemirim.

O calor extremo já impõe riscos à saúde de milhões de brasileiros. Em cidades como São Paulo, os termômetros superaram os 35 °C, e a capital quebrou pelo segundo dia consecutivo o recorde de calor de 2025. Na sexta-feira (26), a máxima chegou a 36,2 °C, após marcar 35,9 °C no feriado de Natal. Segundo o governo estadual, trata-se da maior temperatura registrada em um mês de dezembro desde 1961, “evidenciando a intensidade do atual episódio de calor extremo”, associado a um bloqueio atmosférico que dificulta a atuação de sistemas meteorológicos, principalmente no Sudeste.