Onda de calor vai dominar o Brasil na semana de Natal; veja as cidades afetadas

A primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor que deve afetar grande parte do Centro-Sul do Brasil, elevando as temperaturas em várias regiões. O Sudeste, Centro-Oeste e Sul enfrentarão tardes muito quentes e madrugadas abafadas, um cenário típico de onda de calor, quando a temperatura supera a média em pelo menos 5ºC por cinco dias consecutivos.
Este fenômeno é impulsionado por uma massa de ar quente e seco, combinada com a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que impede a formação de sistemas de chuva mais organizados. A previsão indica que, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, as temperaturas devem atingir picos de até 36°C, com a capital paulista podendo registrar máximas de 35°C.
Em Santa Catarina e Paraná, o calor será mais intenso até o dia de Natal, quando a expectativa é de uma leve diminuição das temperaturas devido à chegada de chuvas. Já no Rio de Janeiro, o calor predominará durante toda a semana, com períodos de nebulosidade e chuvas rápidas.
Enquanto isso, o Norte e Nordeste do país, que não estão sob a influência direta da onda de calor, sentirão calor no interior, mas o litoral permanecerá mais ameno devido à ventilação oceânica. No entanto, há risco de temporais nas regiões Norte e Nordeste, com chuvas intensas e rajadas de vento em algumas áreas, como o sul do Pará e o Amazonas.
