Apoie o DCM

Onda de frio extremo: capitais devem registrar mínimas abaixo de 10°C; veja previsão

Termômetro registra 10 graus célsius em SP – Foto: Reprodução

O avanço de uma nova frente fria pelo oceano trouxe um reforço de ar polar que intensifica a onda de frio no Centro-Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, o país deve permanecer sob influência dessa massa até 14 de junho. Capitais como Porto Alegre (6°C), Curitiba (5°C) e São Paulo (9°C) estão entre as mais frias nesta quinta-feira (12), segundo o Inmet.

Com a intensificação do ar polar, os termômetros podem marcar até 5°C abaixo da média em estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Há previsão de geada para toda a região Sul e áreas entre São Paulo e Minas Gerais, com chance de temperaturas próximas de 0°C na divisa entre Santa Catarina e Paraná.

No Sul, as manhãs seguem geladas, com possibilidade de marcas negativas nas serras. No Sudeste, o frio predomina no início e fim do dia, com chance de recorde em Belo Horizonte e tarde mais fria do ano em São Paulo. O Centro-Oeste terá amanhecer gelado no Mato Grosso do Sul. No Nordeste e Norte, a frente fria e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) mantêm o tempo instável, com pancadas de chuva e risco de temporais.