ONG Human Rights Watch cobra investigação independente sobre explosão em Beirute

Da Agência Efe.
A ONG HRW (Human Rights Watch) cobrou nesta quinta-feira a abertura uma investigação desvinculada das autoridades locais, sobre a explosão ocorrida no porto de Beirute, dois dias atrás, que matou 137 pessoas e feriu 5 mil.
“Dados os repetidos fracassos das autoridades libanesas para investigar erros graves do governo e a falta de confiança da população nas instituições do governo, deveria ser garantida uma investigação independente, com especialistas internacionais”, aponta a organização, em comunicado.
“O nível de devastação em Beirute é incompreensível e as autoridades responsáveis deveriam responder”, afirmou a investigadora para o Líbano da HRW, Aya Majzoub.
Na terça-feira (4), a explosão de cerca de 3 mil toneladas de nitrato de amônio, armazenadas há anos no porto de Beirute, segundo o governo, provocou uma tragédia.
Uma onda expansiva provocou mortes, deixou milhares de feridos, ainda afetou edifícios e casas localizadas a vários quilômetros do ponto da explosão, causando danos que podem chegar a até US$ 5 bilhões (R$ 26,3 bilhões), segundo autoridades locais.
(…)