Apoie o DCM

ONS recomenda volta de horário de verão em dezembro; governo avalia

Governo avalia a volta do horário de verão. Foto: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou recentemente que o Brasil volte a adotar o horário de verão, uma medida que visa otimizar o uso da energia elétrica no país. No entanto, o governo federal ainda não tomou uma decisão definitiva e deve avaliar o cenário antes de implementar a mudança.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão final deve ser anunciada nos próximos dias. Caso aprovada, a medida poderia entrar em vigor ainda em 2024, mas não necessariamente cobriria todo o período do verão, que se estende de 21 de dezembro deste ano até 20 de março de 2025.

Apesar da recomendação do ONS, o ministro Silveira destacou que não há risco energético imediato para 2024, devido ao planejamento estratégico já em curso. No entanto, ele ressaltou a importância de pensar a longo prazo, levando em consideração os desafios de 2025 e 2026.

Ele também apontou o horário de verão como uma solução que contribui para a sustentabilidade energética, citando o Canadá como exemplo de país que adota a medida. “O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é uma certeza, pois envolve questões não apenas energéticas, mas também econômicas”, afirmou o ministro.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line