Apoie o DCM

ONU diz que há “risco muito real” de explosão nuclear na Ucrânia

Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia
Foto: REUTERS/STRINGER

Os bombardeios que ocorreram na última sexta-feira (5) nos arredores da maior usina nuclear da Europa, a Zaporizhzhia, em Enerhodar, no sudeste da Ucrânia, são preocupantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), o argentino Rafael Grossi, disse neste sábado (6), que há “risco muito real de um desastre nuclear que pode ameaçar a saúde pública e o meio ambiente na Ucrânia e além dela”.

O diretor da agência nuclear da ONU afirmou em comunicado que o ataque na região é “o mais recente de uma longa série de informações cada vez mais alarmantes”, com “consequências potencialmente catastróficas”. Grossi se colocou à disposição para liderar uma missão com especialistas em segurança em Zaporizhzhia, mas o governo de Volodymir Zelenski rejeitou essa opção até o momento. A Ucrânia e a Rússia acusam um ao outro pelos bombardeios.

A Energoatom, operadora das usinas nucleares da Ucrânia, informou que uma estação com nitrogênio e oxigênio e um edifício auxiliar foram danificados e que desligou um de seus três geradores. Segundo Grossi, os ataques na região nuclear são “completamente inaceitáveis e devem ser evitadas a todo custo.”

O domínio russo em Zaporizhzhia reforçou os temores de que o maior reator nuclear da Ucrânia possa ser danificado, desencadeando uma emergência tão grave quanto o acidente de Chernobyl, considerado o pior desastre nuclear do mundo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link