Apoie o DCM

ONU estima que o número de venezuelanos no Brasil chegue a quase 200 mil em 2019

Imigrantes venezuelanos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Reportagem de Jamil Chade, publicada no Estado de S. Paulo, mostra que o número de venezuelanos no Brasil em 2019 dobrará, chegando a quase 200 mil, informou a ONU nesta sexta-feira, 14. Os dados fazem parte de um plano da ONU para socorrer os migrantes e refugiados venezuelanos.

A organização apela a doadores internacionais para enviarem ao Brasil pelo menos US$ 56 milhões para atender ao fluxo de venezuelanos no próximo ano, além de reforçar saúde e escolas para cerca de 110 mil brasileiros na região de fronteira.

Essa é a primeira vez que a situação é classificada como uma crise humanitária e a ONU, no total, estima que uma resposta para a crise sul-americana custará US$ 736 milhões. Até o final de 2019, mais 2 milhões de venezuelanos deixarão o país, elevando o êxodo para 5,3 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, à medida que o fluxo aumente, a população afetada estará cada vez mais vulnerável e em situação desesperadora.

“Esse é um movimento sem precedentes na região”, alertou Eduardo Stein, o representante especial da ONU para a crise na Venezuela. Segundo ele, o fluxo “é o maior deslocamento de pessoas na história da América Latina”.

Stein estima que os governos da região fizeram esforços importantes. “Mas muito mais precisa ser feito”, disse. Segundo ele, existem problemas no que se refere à regularização, a capacidade do sistema de asilo, acesso à saúde e à educação, além de abrigo.