OpenAI remove voz idêntica a de Scarlett Johansson do Chat GPT: “Estou chocada”

Nesta segunda (20), a OpenAI anunciou nesta uma pausa na utilização da voz Sky, uma das cinco vozes disponíveis na ferramenta ChatGPT-4, após usuários relatarem semelhança com a atriz estadunidense Scarlett Johansson. A artista já emprestou sua voz ao filme “Ela” (2013) como um sistema operacional inteligente.
“Estou chocada”, contou a atriz à rádio NPR, informando que ficou surpresa com a semelhança. Ela revelou ter sido contatada duas vezes nos últimos meses pelo cofundador da OpenAI, Sam Altman, para fornecer sua voz aos sistemas de áudio do ChatGPT, o que nunca autorizou. Scarlett enviou uma carta à empresa pedindo explicações sobre a criação da voz Sky, resultando na suspensão do recurso pela OpenAI nesta segunda.
Em comunicado, a OpenAI negou qualquer semelhança deliberada, afirmando que a voz de Sky pertence a uma atriz profissional diferente. A empresa esclareceu que as vozes de IA não devem imitar celebridades e que as cinco vozes do ChatGPT foram selecionadas de mais de 400 testes de atores de voz.