Apoie o DCM

Operação da PF contra fraudes em licitações mira 19 prefeituras de São Paulo

De Bruno Tavares e Isabela Leite da TV Globo e G1 SP.

A Polícia Federal faz operação na manhã desta quarta-feira (9) contra fraude em licitações da Prefeitura de São Paulo e em mais 18 prefeituras do estado. Cerca de 600 agentes cumprem 120 mandados de busca e apreensão. A operação foca nas licitações de compra de merendas das cidades e foi nomeada como Prato Feito.

A investigação começou após comunicação do Tribunal de Contas da União, que identificou desvios em licitações relacionadas à merenda. Diversas empresas que já foram investigadas pelo Ministério Público são citadas nesta investigação, a chamada “Máfia da Merenda”.

A TV Globo registrou policiais do Grupo de Pronta Intervenção, grupo tático da PF, na casa do prefeito de Embu das Artes, na Grande São Paulo, Ney Santos (PRB).

Desde antes de assumir o cargo, em dezembro de 2016, o prefeito Ney enfrenta uma investigação por envolvimento com o crime organizado e o tráfico de drogas. Ele chegou a pedir afastamento temporário do cargo, mas uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve um habeas corpus concedido a ele. Em abril deste ano, a Justiça Eleitoral o declarou inelegível por oito anos.

(…)

A Polícia Federal também faz buscas na Prefeitura de Laranjal Paulista e esteve também na casa do secretário de Esportes e Lazer, Alziro Cesarino. Segundo a Polícia militar, ele é o principal alvo da operação na cidade.

(…)

Polícia Federal realiza operação contra desvio de verbas em prefeitura de Laranjal Paulista (Foto: Divulgação)