Apoie o DCM

Operação da PF na FGV assusta ministros de tribunais superiores

PF realiza operação na FGV
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

A operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (17) contra a Fundação Getúlio Vargas pode criar problemas para ministros de tribunais superiores de Brasília, como o Superior Tribunal de Justiça e também o Supremo Tribunal Federal, segundo a coluna de Rodrigo Rangel, no Metrópoles

A PF investiga suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraude em licitações que envolveriam a fundação.

A FGV é extremamente estimada por magistrados de Cortes superiores. A fundação passou, inclusive, a participar da organização de eventos jurídicos que eram realizados por entidades ligadas a ministros e que recebem patrocínios de empresas com interesses nos tribunais.

A quebra dos sigilos da entidade pela investigação pode mostrar para quem o dinheiro foi repassado, podendo de escalar o caso para instâncias elevadas do Poder Judiciário. Integrantes da cúpula da FGV que são alvo dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje são colegas íntimos de importantes ministros das Cortes.

É investigado o uso da fundação para a emissão de pareceres cuja contratação servia para mascarar pagamentos de propina a agentes públicos. O esquema inclui empresas de fachada no Brasil e contas em paraísos fiscais do Caribe, como Bahamas e Ilhas Virgens.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link