Apoie o DCM

Operação Zelotes investiga sonegação no Grupo Gerdau

Do Valor:

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira nova etapa da Operação Zelotes, que investiga um esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O foco desta sexta fase é a siderúrgica Gerdau, que teria sonegado, segundo a PF, R$ 1,5 bilhão em impostos. A operação investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal da história do país.

O presidente do conselho do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, será ouvido pela Polícia Federal em São Paulo. Também estão sendo cumpridos 40 mandados, sendo 18 de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Distrito Federal.

Os investigadores também ouvem dois presos no complexo da Papuda, em Brasília, sobre o suposto envolvimento da Gerdau no esquema. Na Papuda está o grupo os seis lobistas presos em outubro pela Zelotes.

A siderúrgica atua em 14 países. De acordo com a investigação, a empresa teria celebrado contratos com escritórios de advocacia e consultoria que atuaram de maneira ilícita, manipulando andamento, distribuição e decisão do Carf.

De acordo com a PF, mesmo após a deflagração da Zelotes, em março de 2015, a Gerdau continuou atuando com o grupo de maneira irregular.