Oposição não vai mais pedir a CPI da Petrobras

Nesta segunda-feira (20), depois de uma reunião feita no Senado, os partidos de oposição desistiram de pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a política de preços da Petrobras. A informação é do jornal O Globo.
Para aproveitar o movimento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente Jair Bolsonaro (PL), de defender uma investigação sobre a diretoria, o pedido começou a ser elaborado já na última sexta-feira (17).
O pedido de abertura da CPI estava sendo preparado pelo PT e pelos partidos de oposição antes do governo, com o objetivo de poder ocupar posições-chave na comissão. Entretanto, foi visto durante esse final de semana, que batalhar por essa CPI não seria uma boa estratégia para os partidos de esquerda, já que as eleições se aproximam.
A estratégia de Bolsonaro e Lira de fazer o presidente da empresa pedir demissão, o que ele se negava em fazer, era visto em Brasília com “um tiro no pé”. O que fez com que Lira também baixasse a pressão sobre os líderes de partidos, que vinham insistindo que a iniciativa seria um “tiro no pé”.
O presidente da Câmara passou a dizer em conversas reservadas que, se alguém tivesse a iniciativa de pedir a CPI, ele a instalaria, porém, não poderia obrigar os líderes a fazer o pedido.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link