Apoie o DCM

Oppenheimer causa revolta entre religiosos por texto sagrado em cena de sexo

Cillian Murphy como Robert Oppenheimer. Foto: Reprodução

O filme Oppenheimer, que estreou recentemente nos cinemas, causou revolta entre religiosos na Índia. Isso porque, segundo membros do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), uma cena faz uso de texto sacro e foi vista como um “ataque ao hinduísmo”.

Na parte do filme citada pelo BJP, o protagonista lê uma passagem em sânscrito em voz alta para a sua amante Jean Tatlock (Florence Pugh), no meio de uma relação sexual. “Eu me tornei a morte, a destruidora de mundos”, diz o cientista, interpretado por Cillian Murphy.

As palavras, ditas pelo deus Krishna no livro Bhagavad Gita, foram citadas pelo verdadeiro J. Robert Oppenheimer após inventar a bomba atômica.

O comissário de informações Uday Mahurkar alegou que que a cena se trata de “um ataque direto às crenças religiosas de um bilhão de hindus tolerantes”. De acordo com ele, era como “travar uma guerra contra a comunidade hindu”.

Oppenheimer teve a maior bilheteria de um filme de Hollywood na Índia em 2023 e arrecadou cerca de R$ 7,2 milhões na estreia. Agora, muitos hindus pedem que a cena com o texto sagrado seja deletada do filme. O ministro de Informação e Cultura do país, Anurag Thakur, exigiu a remoção dessa parte da produção.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link