Apoie o DCM

Ortellado responde fala de Lula sobre Junho de 2013 ao DCM: “leitura conspiratória o impede de reconhecer seus erros”

Lula em entrevista ao DCM. Foto: Reprodução/YouTube

Do professor Pablo Ortellado no Twitter:

Em entrevista agora há pouco ao DCM Lula mais uma vez reafirmou a tese conspiratória de que junho de 2013 foi fruto de uma intervenção estrangeira que teria sido responsável tanto pela primavera árabe como pelos protestos no Brasil. (segue)

Como evidência, apontou vídeos em inglês que circularam em junho, o amplo apoio da mídia aos protestos e o fato de que Steve Bannon depois apoiou Bolsonaro; disse também que a tese da intervenção estrangeira prevaleceu entre vários outros líderes (no mundo árabe). (2)

Essa leitura conspiratória é irmã da miopia que o impede de reconhecer seus erros. Lula não pode escutar as demandas de junho porque precisaria olhar de frente para as escolhas mais fundamentais do seu governo e o envolvimento do PT com a corrupção. (3)

Ao invés de escutar o que as pessoas disseram, amplamente capturado por pesquisas de opinião (serviços públicos de qualidade, combate a corrupção e uma outra democracia), Lula prefere olhar para o lado e buscar os motivos dos protestos em delirantes indícios conspiratórios.

LEIA MAIS – Lula sobre o pós-Jornadas de Junho de 2013: “Acreditar que Globo transmitiu ao vivo por solidariedade é fantasia”