Apoie o DCM

Os benefícios de parar de beber: como o corpo e a mente apreciam a pausa no álcool

Copos de cerveja em balcão
Copo com cerveja. Imagem ilustrativa – Reprodução/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, embora o consumo moderado de álcool seja comum, ele é uma substância tóxica capaz de causar danos ao corpo, mesmo em pequenas quantidades. Segundo o cardiologista Eugênio Moraes, “não existe dose segura para o álcool”, e seu consumo, mesmo leve, pode afetar sistemas como o neurológico, cardiovascular e hepático. Por isso, interromper o consumo traz benefícios imediatos e acumulativos ao longo do tempo, como a regeneração do fígado e a melhoria na qualidade do sono. Com informações do UOL.

Quando se interrompe o consumo de álcool, o fígado inicia um processo de recuperação, reduzindo inflamação e melhorando a metabolização de toxinas. A nutricionista Thays Pomini explica que o órgão se torna mais eficiente no processamento de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, C, D, e minerais como magnésio e ferro, que o álcool prejudica. Além disso, o sono se torna mais profundo e reparador, favorecendo o aumento de energia e clareza mental. O corpo também experimenta uma melhora na aparência da pele, com redução da desidratação e inflamação provocadas pelo álcool.

Os efeitos benéficos são evidentes também no sistema cardiovascular, com a diminuição da pressão arterial e do risco de doenças como hipertensão e arritmias. O cardiologista destaca que o álcool pode contribuir para problemas como miocardiopatia alcoólica, e ao parar de beber, esses riscos diminuem. Além disso, a interrupção do consumo melhora o metabolismo, facilita o emagrecimento e contribui para o aumento da massa muscular, já que o álcool interfere negativamente na recuperação e no desempenho físico.