Apoie o DCM

Os dois hábitos ligados a maioria dos cânceres evitáveis, segundo a OMS

Câncer — Foto: Getty Images

Uma nova análise da Organização Mundial da Saúde indica que mais de um terço dos casos de câncer no mundo poderia ser evitado. Segundo o estudo, a maior parte desses cânceres preveníveis está associada a apenas dois hábitos de risco, embora o relatório também considere fatores como poluição ambiental e exposição ocupacional. Em 2022, quase 19 milhões de novos casos da doença foram registrados globalmente.

De acordo com a OMS, os cânceres de pulmão, estômago e colo do útero concentram quase metade dos casos evitáveis. A análise aponta que milhões de diagnósticos e mortes poderiam ser prevenidos por meio de mudanças de comportamento, intervenções médicas, redução de riscos no ambiente de trabalho e políticas mais eficazes de controle da poluição. Para os pesquisadores, atacar essas causas representa uma das estratégias mais eficientes para reduzir a carga global da doença.

A epidemiologista Isabelle Soerjomataram, autora sênior do estudo, afirmou que enfrentar fatores preveníveis é uma oportunidade concreta de impacto na saúde pública. A OMS reforça que medidas de prevenção, combinadas com políticas de saúde e informação, têm potencial para reduzir de forma significativa a incidência de câncer nos próximos anos.