Apoie o DCM

Os erros comuns de quem usa máquina de lavar: o que não fazer

Mulher usando máquina de lavar. Foto: ilustração

Muitos usuários cometem erros automáticos ao usar a máquina de lavar que reduzem a vida útil do aparelho e das roupas. Entre os principais equívocos está encher toalhas e peças felpudas de amaciante, o que reduz a absorção dos tecidos. Outro erro frequente é não separar e virar do avesso peças pesadas, acelerando o desgaste durante a centrifugação.

Especialistas alertam também para o perigo de colocar roupas para secar na lava e seca sem conferir as etiquetas, risco que pode danificar tecidos delicados.

Práticas como colocar sabão em pó sem diluir no dispenser e exagerar na quantidade de produtos levam ao acúmulo de resíduos na máquina. Deixar roupas molhadas paradas no tambor por horas favorece o surgimento de mofo, enquanto fechar a porta imediatamente após o ciclo impede a ventilação interna. Passar mais de 15 ciclos sem limpar a máquina compromete seu funcionamento a longo prazo.

O hábito de “enfiar qualquer tipo de coisa” na lavadora inclui itens inadequados como tênis ou peças com excesso de pelúcia, que podem entupir filtros. Por outro lado, lavar pouca roupa para não acumular gera desperdício de água e energia. Pequenas mudanças, como limpar regularmente o eletrodoméstico e seguir as instruções das etiquetas, aumentam a durabilidade das roupas e da máquina.