Apoie o DCM

Os fatores de risco presentes em 99% dos AVCs e ataques cardíacos

Homem tendo ataque cardíaco. Foto: ilustração

Um estudo internacional revelou que mais de 99% das pessoas que sofreram infarto, AVC ou insuficiência cardíaca já apresentavam fatores de risco elevados antes do evento. A pesquisa, conduzida pela Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, e pela Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, foi publicada no Journal of the American College of Cardiology e analisou dados de saúde de mais de 9 milhões de adultos coreanos e quase 7 mil americanos ao longo de até duas décadas.

Segundo o médico e professor de Cardiologia Philip Greenland, autor sênior do estudo, os resultados “mostram, de forma muito convincente, que a exposição a um ou mais fatores de risco antes desses desfechos cardiovasculares é praticamente de 100%”. A equipe identificou quatro fatores principais: pressão arterial, colesterol, glicemia e tabagismo. Em níveis elevados, esses indicadores se tornaram precursores quase universais dos eventos cardíacos analisados.

Entre os parâmetros considerados, estavam pressão igual ou superior a 120/80 mmHg, colesterol acima de 200 mg/dL, glicemia de jejum acima de 100 mg/dL e histórico de uso de tabaco. Quando os cientistas analisaram níveis ainda mais altos — como pressão a partir de 140/90 mmHg e colesterol de 240 mg/dL —, a associação com risco de infarto e AVC se tornou ainda mais evidente.

O estudo desmonta a ideia de que ataques cardíacos e AVCs surgem de forma inesperada. Mais de 93% dos participantes com eventos cardiovasculares apresentavam dois ou mais fatores de risco antes do diagnóstico.