Apoie o DCM

Os seis estados que devem sofrer com calor extremo até amanhã

Termômetro em São Paulo. Foto: Divulgação

O alerta de calor extremo, que originalmente seria encerrado nesta terça-feira (29), foi prorrogado até amanhã (30) em seis estados brasileiros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso para o Rio de Janeiro, grande parte de São Paulo, sul do Espírito Santo, sudoeste de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul.

O alerta vermelho, que indica risco à saúde, foi estendido devido à persistência das temperaturas 5°C acima da média, podendo causar desconforto, especialmente em horários de maior calor. Embora Santa Catarina e Paraná tenham sido retirados da área de risco de calor extremo, ambos permanecem sob alerta para tempestades.

A previsão do Inmet inclui ventos de até 100 km/h e chuvas intensas com acumulados de até 100 mm nas próximas 24 horas. Para os estados sulistas, o alerta laranja segue até as 23h59 de quarta-feira (30). Em São Paulo, a expectativa é de que as temperaturas diminuam para menos de 30°C nos últimos dias do ano, com máximas de 29°C até sexta-feira (2).

O clima mais ameno será impulsionado por pancadas de chuva, previstas para o início de 2026. No Rio de Janeiro, o calor intenso persistirá até o dia 1º de janeiro, quando as condições climáticas devem melhorar com a chegada de nebulosidade e chuvas frequentes.