Os três melhores sucos de uva do Brasil, segundo especialistas

Em um teste às cegas realizado pelo Paladar, do Estadão, três especialistas degustaram 15 marcas de suco de uva integral para eleger os melhores do mercado. O primeiro lugar ficou com o Naturale, que surpreendeu por ser a opção mais barata. Os jurados destacaram seu “equilíbrio perfeito entre acidez e dulçor e a persistência na boca” como pontos fortes.
O segundo lugar foi para o La Pastina, que agradou inicialmente pela “bela coloração”. Na avaliação de sabor, o suco seguiu com “corpo suave, menos taninos, mais leveza e alta ‘drinkability'”, conforme apontado pelos degustadores. A prova valorizou características como aroma de fruta fresca e textura aveludada.
A medalha de bronze ficou com o Perini, produzido no Vale Trentino com uvas Bordô. A variedade, conhecida por cascas escuras e alta concentração de açúcar, conferiu ao suco um “belo aspecto visual e o gostinho de fruta madura”. O teste considerou critérios como pureza, frescor e estrutura.
O suco de uva integral, feito sem adição de água, açúcar ou conservantes, é rico em antioxidantes como resveratrol, que trazem benefícios cardiovasculares. A degustação foi realizada por uma sommelière, um consultor de vinhos e um chef, todos sem conhecimento prévio das marcas participantes.
