Otimismo com reforma tributária faz Ibovespa bater novo recorde e dólar cair

O Ibovespa atingiu um marco histórico ao registrar um aumento de 0,68%, alcançando os 131.083,82 pontos nesta segunda-feira (18). Esse novo recorde supera a marca nominal anterior estabelecida em 14 de dezembro. Ao longo do mês, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) apresentou um crescimento notável de 2,95%.
Em contrapartida, o dólar teve uma queda de 0,65%, encerrando o dia cotado a R$ 4,905. No acumulado do mês, a moeda americana registra uma diminuição de 0,21% em relação ao real.
É importante ressaltar que o valor do dólar mencionado diariamente pela mídia corresponde ao dólar comercial. Para aqueles que planejam viajar e necessitam adquirir moeda por meio de corretoras de câmbio, a referência é o dólar turismo, cujo valor é geralmente mais elevado.
O cenário do mercado financeiro continua a ser influenciado pela aprovação da reforma tributária. Na última sexta-feira (15), a proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados com uma votação expressiva de 371 a 121 em primeiro turno e 365 a 118 em segundo.
*Com informações do UOL