Pacheco avisa senadores que abrirá CPI da covid após decisão do STF

Da coluna de Lauro Jardim no Globo:
Rodrigo Pacheco avisou aos senadores que cumprirá decisão do Supremo que o obriga a instalar a CPI da Covid-19. Minutos antes de a liminar de Luís Roberto Barroso se tornar pública, Pacheco foi cobrado mais uma vez por colegas a criar o colegiado. Adiantou que, mesmo com uma eventual posição favorável do STF à apuração, ele se mantinha convicto de que não é o melhor momento para uma CPI.
ENTENDA: URGENTE – Ministro Barroso determina que Senado instaure a ‘CPI da Covid’
— Me mantenho firme e coerente com aquilo que penso, que é o fato de que existe, sim, neste momento de excepcionalidade da pandemia, um juízo de conveniência e de oportunidade em relação a essa CPI, que não deve ser instalada neste momento — afirmou. Avisou, porém, que cumpriria uma sentença em sentido contrário. Disse:— Me renderei (…) a qualquer decisão judicial, porque sou consciente do fato de que decisão judicial se cumpre e não se discute.
A decisão foi recebida com “extremo desconforto” pela cúpula do Senado, diz um aliado do presidente, reforçando que o entendimento de Pacheco é que a investigação tensionará um ambiente já conflagrado. Além da irritação com o Supremo, o presidente se irritou com os colegas Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, que levaram a questão ao STF.