Apoie o DCM

VÍDEO: Pacheco vai devolver a Bolsonaro MP que libera fake news

Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco vai devolver medida provisória – Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai devolver a MP que libera fake news na internet. A informação foi dada pela GloboNews na noite desta quarta-feira (8). O parlamentar não enxerga urgência para uma medida provisória sobre o tema, segundo o canal.

“Essa medida provisória, que causou tanta polêmica e foi assinada pelo presidente, nas vésperas destas manifestações do dia 7, alvo de vários questionamentos. Inclusive no STF, porque é considerada imprópria, já que não há justificativa para relevância do tema neste instante. Nem no ponto de vista da urgência”, explicou o repórter.

O DCM já havia noticiado que Pacheco estava muito próximo de devolver a medida provisória. O responsável pelo Senado já avisou que a casa não será um puxadinho do Governo Federal. É assim que muitos colegas dele têm chamado o Congresso Nacional administrado por Arthur Lira. E essa firmeza do parlamentar não é por acaso.

A primeira é que há maior resistência contra Bolsonaro no Senado do que na Câmara. Não por acaso, a CPI da Pandemia foi muito mais midiática e danosa ao presidente do que a comissão das Fake News. Claro que o momento era outro, mas a cúpula de senadores da CPI foi mais rígida em comparação com a Câmara de Deputados. Pelo menos essa é a visão que se tem dentro dos Poderes.

O segundo ponto é que Pacheco está alinhado com Kassab. Ambos não gostam da política adotada pelos bolsonaristas. E pretendem combater isso com mais firmeza em 2022. Para isso, qualquer projeto só passará se estiver dentro das convicções deles.

O terceiro caso é que Pacheco e seus aliados sabem que o grupo de Bolsonaro quer manter as fakes news para o ano que vem. E o presidente do Senado sabe que pode ser um alvo. Isto aconteceu com Rodrigo Maia e também com David Alcolumbre. E, neste momento, tem ocorrido com os ministros do STF.

O quarto motivo é o que foi noticiado pela GloboNews. Não há urgência no assunto e o Senado não vê necessidade da medida.

Leia mais:

1 – Filho de ex-governador do Acre ataca Moraes e faz ameaça

2 – Janaina Paschoal viraliza nas redes após passar pano para os atos golpistas do dia 7

3 – Time inglês estuda atitude após confusão envolvendo jogadores argentinos no Brasil

Rodrigo Pacheco e a MP

Por conta disso, ele vai devolver a MP. Ele não vai colocar em plenária para não aumentar o desgaste. O objetivo dele é ter uma espécie de guerra fria. Ele não quer ser o principal alvo dos bolsonaristas. Pelo menos não neste momento. Até porque sabe que Bolsonaro está com foco nos ministros do STF.

Falando em Supremo Tribunal Federal, os magistrados da Corte também esperam que a medida chegue por lá. Todos eles esperam fortes reações nos atos antidemocráticos de 7 de setembro. Por conta disso, há o objetivo de barrar a MP liberando as fake news.

Confira o vídeo da GloboNews: