Pacheco não confirma ida a 7 de setembro em Brasília; golpismo de Bolsonaro preocupa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda não decidiu se irá participar do desfile do 7 de setembro em Brasília, informa neste domingo (28) o Painel da Folha. Isso porque o parlamentar quer esperar para saber como o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende agir no dia.
Segundo informações divulgadas pelo jornal, o político afirmou a interlocutores que só baterá o martelo em relação a sua presença no desfile às vésperas da data comemorativa, quando já conseguirá saber o clima da celebração e identificar se haverá uso político da ação conduzido pelo atual chefe do governo.
Se houver sinais de que Bolsonaro usará o desfile de 7 de setembro como palanque político, Pacheco não comparecerá ao evento. Porém, mesmo que não vá ao ato, ele estará em Brasília, pois uma sessão do Senado está prevista para o próximo dia 8.
Aliados do presidente já afirmaram que o chefe do Executivo pretende colocar muita gente na rua para passar uma imagem de que está forte e tem grande apoio da população. Porém, há receios de que ele volte a fazer ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), como aconteceu em 2021.
No sábado (27), Bolsonaro fez o primeiro ato de sua campanha à reeleição no Nordeste e, durante comício em Vitória da Conquista, na Bahia, voltou a convocar apoiadores às ruas no 7 de setembro. “No próximo dia 7, todos nas ruas! Todos de verde e amarelo para mostrar ao mundo que estamos unidos no mesmo ideal. Mostrar cada vez mais que somos um só povo, uma só raça, um só país”, pediu ele.