Apoie o DCM

Pacheco: “Não vejo crime de responsabilidade que suscite a necessidade de impeachment”

Bolsonaro e Pacheco

Do UOL:

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência do Senado, afirmou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não cometeu crimes de responsabilidade que suscitem a abertura de um pedido de impeachment. Pacheco é o candidato apoiado por Bolsonaro e também pelo PT e PDT. A declaração foi dada durante o UOL Entrevista, conversa ao vivo conduzida pelo colunista Tales Faria e pela repórter Natália Lázaro.

“Não consigo depreender desses fatos [gestão do governo durante a pandemia] um crime de responsabilidade que suscite a necessidade do pedido de impeachment”, afirmou Pacheco. “Eu sou advogado, tenho grande apego aos princípios constitucionais, que não podem ser banalizados. O que digo em relação ao impeachment é que não temos um ambiente adequado para esse tipo de encaminhamento no momento”.

Pacheco citou que o Brasil assistiu a dois impeachments em sua história recente e os classificou como um “triste episódio da história nacional”. “Temos que evitar que eles se repitam. Ter um ambiente de pacificação é o que eu vou buscar como presidente do Senado”. Desde o início do mandato do presidente Bolsonaro, 61 pedidos de impeachment foram protocolados na Câmara; apenas sete são anteriores a março de 2020, quando teve início a pandemia de coronavírus. Hoje, o presidente afirmou: “Se Deus quiser, vou continuar o meu mandato e, em 2022, o pessoal escolhe”.

(…)

Leia também: “Temer foi o militante mais atuante. Sem ele, não teria havido impeachment”, diz Cunha em livro-bomba

Leia também: Eliane Cantanhêde cita o PT como impeditivo do impeachment de Bolsonaro

Leia também: Estadão termina de fazer sua “escolha muito difícil” e pede impeachment de Bolsonaro