Apoie o DCM

Paciente cego volta a enxergar após implante de dente no olho no Canadá

Brent Chapman se submeteu a implante de um dente num dos seus olhos. Foto: Reprodução

Um paciente cego no Canadá voltou a enxergar após passar por uma cirurgia rara e surpreendente: o implante de um dente em um dos olhos. O procedimento, conhecido como “cirurgia dente-no-olho”, foi realizado em Brent Chapman, de 34 anos, em Vancouver. A técnica, criada na década de 1960, é indicada para pacientes com a parte posterior do olho saudável, mas com a córnea gravemente danificada.

Na operação, os médicos extraem um dente do paciente, o remodelam, perfuram um orifício, inserem uma lente e implantam a estrutura no olho. O objetivo é criar uma “janela” transparente que permita a entrada de luz. Chapman perdeu a visão aos 13 anos após sofrer síndrome de Stevens-Johnson, reação rara e grave ao ibuprofeno, que destruiu a superfície de seus olhos e inviabilizou transplantes de córnea tradicionais.

Segundo o cirurgião oftalmologista Moloney, do Hospital Mount Saint Joseph, a técnica é comparável a “substituir um para-brisa danificado de um carro”. Ao despertar da cirurgia, Chapman já conseguia perceber movimentos, e meses depois alcançou boa nitidez visual com o uso de óculos. O procedimento continua raro no mundo, mas centenas de pacientes já recuperaram a visão graças a ele.

Chapman descreveu a experiência como algo “de ficção científica” e contou que ainda se surpreende ao enxergar novamente após mais de 20 anos de cegueira. Para ele, a cirurgia dente-no-olho representa uma transformação de vida, comparada pelo médico responsável a “plantar um cacto no deserto”, capaz de sobreviver e prosperar mesmo em condições extremas.