Pacote de Macri afeta empresas brasileiras com filial na Argentina

Com o controle da saída de dólares da Argentina, anunciado pelo governo Mauricio Macri neste domingo (1º), o envio de dividendos de empresas brasileiras no país vizinho de volta ao Brasil fica ameaçado, segundo especialista em comércio exterior. De acordo com a advogada Carla Junqueira, sócia do escritório Mattos Engelberg, a medida traz entre seus pontos a necessidade de uma autorização do banco central argentino para a remissão de lucros para fora do país.
“Quando você investe um capital em um determinado país, você busca o lucro. Então se eu tenho uma empresa brasileira e investi na Argentina, eu quero trazer o lucro lá de fora de volta para o Brasil. E agora para trazer você precisa de uma autorização prévia do Banco Central.” “Isso é muito importante, porque o maior temor do investidor estrangeiro em qualquer país é não poder remeter dividendo”, diz.
Na sexta-feira (30), o banco central argentino já havia anunciado que os bancos deverão pedir autorização para remeter lucros ao exterior. A intenção da autoridade monetária é dar liquidez ao sistema financeiro em momento de fuga do peso. A especialista alerta ainda que a medida dificultará a vida de executivos brasileiros que estão no país porque eles também terão limitações para enviar dinheiro para fora.